3.2) trsnsformações nas escolas
3.2) trsnsformações nas escolas

No ano que corre (2011), não posso deixar de fazer referência a certas transformações que a minha localidade tem sofrido, nomeadamente na área da EDUCAÇÃO, é com muito agrado da minha parte como mãe, cidadã, e Ser Humano que tenho observado que a área da EDUACAÇAO tem sido alvo da preocupação dos Vereadores e Presidentes camarários e de junta de Freguesia do meu Concelho.

 Fazendo referencia que o Agrupamento de Escolas de fazendas de Almeirim foi criado em 1998 considerado um Agrupamento Vertical e abrange toda a comunidade Educativa da Freguesia (rondado os sete mil habitantes).

 Este agrupamento é constituído pela Escola 2,3 de fazendas de Almeirim (escola sede), Escola Básica de 1º ciclo de fazendas de Almeirim, Jardim de Infância 1,2 e ainda as Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância de Paços Negros, Marianos e Raposa.

as ecolas do agrupamento

A Escola básica 2,3 de fazendas de Almeirim recebe níveis de ensino basico 2º ciclo ( 5º e 6º ano) e ensino basico 3º(7º,8ª,9º ano). Tenho de referir que não sou totalmente a favor da 4º classe (ensino primário, seja efectuado nesta escola, pois é uma escola frequentada por adolescentes que já vem a ter o despertar para outro tipo de situações ou experiencia a viver, pois já são adolescentes de uma sociedade moderna, logo eventualmente já puderam fumar, beber bebidas, alcoólicas, logo os mais novos puderam visualizar certas situações que não serão as mais indicadas para as crianças ainda d tenra idade, pois cabe aos pais e educadores terem conversas, e fazerem advertências para o que os pode espera ao estarem em contacto com pré-adolescentes.

A escola 2,3 Fazendas de Almeirim, tem ao dispor dos estudantes e corpo docente as seguintes áreas, tanto lazer como para estudos e aprendizagens:

 

  • Secretaria; Reprografia; Papelaria;Refeitório: Bar; PBX; Biblioteca; Cantinho da Matemática; 2 Laboratorios de Informática; Pavilhão;14 Salas de Aula;Sala de EV; Laboratório de F/Q; Laboratório de Ciências; Sala de Educ. Tecnológica; Laboratório de 1º Ciclo: Sala de Musica

os serviços ao dispor do Corpo docente e alunos

Mesmo a minha freguesia ter uma escola com todas as condições, a população estudantil esta em crescente constante, no dia 17 de Setembro de 2001, espera-se a inauguração do novo Centro Escolar.

Será a Escola Básica nº2 de fazendas de Almeirim.

 Esta escola vai ter ao dispor dos alunos: 11 Salas destinadas ao primeiro ciclo, 4 salas para o pré-escolar, ginásio, biblioteca,enfermaria.

inauguraçao da escola (17/09/2011)

Equipadas com quadros interactivos e computadores as salas do primeiro ciclo, localizadas no 1º andar o pré-escolar encontra-se no rés-do-chão a sala de apoio a família ficar no 1º andar. Embora este novo Edifício esteja dotado com um refeitório, as refeições dos alunos, docentes e não docentes, não serão confeccionadas no local, continuaram a vir diariamente da Escola 2,3 sede do Agrupamento.

 Quanto ao transporte escolar continuara a processar se da mesma forma, todas as crianças que moram a mais de 3km da escola terão uma carrinha para efectuar o seu transporte diariamente e em segurança. Mas infelizmente, como tudo nem sempre é como desejamos, as escolas da Freguesia, que já educaram tanta criança, que os ensinaram os princípios base e formação contínua para serem indivíduos para viverem em sociedade fecham portas, após anos e anos de funcionamento. Refiro me Escola de Marianos, Escola São José (onde eu estudei e recentemente os meus filhos), Escola da Serra e o jardim de infância dos Barrões.

Com a desactivação destas escolas resta ver os projectos que a Autarquia terá para reaproveitar os espaços, na minha opinião poderiam, abrir uma biblioteca para a população, um centro de informática para a população poder usufruir das novas tecnologias, centro de explicações gratuito e desta forma oferecer posto de trabalho a pessoas que tenham habilitações e competências para ensinar ou prestar apoio.

 

Não posso deixar de fazer referencia ao pessoal não docente afeto as escolas agora desactivadas e que integram os quadros, afinal são essas pessoas que tomam conta das nossas crianças, vigiam e que nós pais temos de confiar plenamente, o pessoal não docente continuara a desempenhar funções na nova escola e esperam-se mais 15 que a câmara pediu ao centro de Emprego e Formação para integrar na escola. E para concluir vou fazer referencia e com atenção especial que a Autarquia dá uma atenção especial aos casos excepcionais, a doenças dos docentes, o nível de auxilio económico das famílias ou o caso de desemprego inesperado, a Autarquia aprovou todos os pedidos de subsídios escolares.