Criar uma Loja Virtual Grátis
26) VERAO DE 2011
26) VERAO DE 2011

Os messes vão decorrendo sem grandes motivações ou alterações, o ano escolar dos meus filhos esta a terminar e infelizmente os dois não atingiram os objetivos para transitarem de ano, fiquei um pouco triste juntamente com o meu “marido”, mas tenho consciência que se esforçaram e dedicaram durante o ano letivo pois acompanhei-os… Este ano os estudantes da 4ª classe, são considerados finalistas e o agrupamento escolar, professores e encarregados de educação preparam uma festa para posterior recordação. Cada dia que passa essa festa esta mais próxima, não posso negar, sinto-me feliz por ver meus filhos a usufruírem deste tipo de festinhas, comparando com a minha altura de estudante da classe primaria, este tipo de convívio não existia, nem qualquer festinha para posterior recordação existia, transitar para o 5 ano não significava qualquer tipo de comemoração.

 

 

 

Chegou finalmente a tarde da festinha dos meus filhos, local decidido através de um inquérito SALAO MOINHO DE VENTO EM ALMEIRIM um local no meu Concelho muito requisitado, a sua existência remonta ao ano 1966, tem como base organização de eventos, casamentos, batizados, Almoços e Jantares de Empresas, Passagem de Ano etc…tem dois espaços para o efeito A Sala Velha e a Sala Jardim de Inverno.

 

 Na minha residência vestimo-nos a rigor, eu coloquei um vestido azul, a minha sobrinha um em cor-de-rosa, o meu “marido” calça de ganga e casaco preto…

 

 

 

a saída da minha residencência para a festinha

Com muita alegrai dirigimo-nos ao moinho de vento, a entrada estava os representantes de cada sala. A sala estava composta por um lindo arranjo florar a entrada as messas dispostas ao comprido, cada messa distinguia a turma com uma cor (ex. 4ª A toalha amarela, 4ª B toalha verde, 4`ª C toalha vermelha). Ao fundo do salão a seguir as messas de refeição encontrava-se o palco para as cainças mostrarem suas peças teatrais e oferecerem os seus agradecimentos a quem os acompanharam ao longo do percurso escolar primário. As paredes do salão tinham belos e grandes quadros de paisagens, as cores das paredes era creme, o bar das bebidas e aperitivos era revestido a madeira, os candeeiros eram candelabros a fazer recordar uma época antiga. Ao ver e viver toda aquela situação senti-me muito feliz e realizada pois ver nos seus olhos o brilho e o largo sorriso pois aquela festa e preparação eram para as crianças. Tenho consciência que um dia eles não se irão recordar, porque com o passar dos anos as nossas lembranças acabam por dispersar, ou acontecimentos mais importantes ultrapassam estes, mas como vivi a situação com eles, poderei relatar ate ao mais pormenor. Desta forma chegou as ferias de verão, os dias grandes, o calor…

 

 

Eu continuo a minha busca na área laboral neste momento (ano 2011), no meu País já estão 600 mil desempregados, o nível mais alto em cerca de 30 anos. Portanto tenho consciência que será muito complicado encontrar trabalho e principalmente estável. Então dedico –me a minha residência, por esta altura do ano com todo o meu dinamismo e força de vontade faço as grandes limpezas de verão. Limpeza que faço 2 ou 3 vezes por ano, com produtos desinfetantes,(sonasol,lixivia, soda caustica...) lavo as paredes interiores, os tapetes grandes etc.. Mas este ano decidi não em ficar só pela lavagem de paredes, decidi pintar tudo…não foi tarefa fácil, pois o meu “marido”, tinha de descansar e tinha os meus dois filhos e irmão entregues a mim. Tinha de me desdobrar em 4 pessoas…

 

 

alguns produtos desifenctantes que uso com frênquencia

 

 

Então decidi começar a pintar uma divisão a cada dia, primeiro lavei as paredes, depois apliquei tinta branca de agua é uma das tintas mais baratas do mercado, antigamente na minha residência a minha avo caiava, usava a cal também designada por óxido de cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário (de 825[1] a 900 °C). Também chamada de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco.

 

 

 um exemplo de tinta plastica branca para interiores

Esta substancia pode ser utilizada em vários sectores tais como:

 

•Obtenção de argamassas de assentamento e revestimento como plastificante, retentor de água e de incorporação de agregados (com ou sem aditivos, em geral nas proporções de 13 a 17% dos volumes);

•Misturas asfálticas como neutralizador de acidez e reforçador de propriedades físicas (em geral, 1% das misturas); •Fabricação de blocos construtivos como agente aglomerante e cimentante (em geral, 5 a 7% do volume do bloco). •Usos diversos

 

 


A cal hidratada (hidróxido de cálcio), também denominada de cal apagada, é o produto que resulta da reacção entre a cal viva e a água.

 

 

Mas sempre desde menina conheci a cal para uso de exterior, ou para pintura de pocilgos, galinheiros, pois é um desinfetante. Mas hoje me dia na minha residência a cal já é pouco utilizada é apenas utilizada em muros ou para disfarçar pequenas mazelas que vão surgindo nas paredes do quintal. Bem voltando ao meu trabalho e que me ia dando muito prazer, apos aplicar a tinta e da parede estar seca eu quis inovar não ficar só nas paredes brancas, quis mudar a tonalidade do interior da minha casa. Então apos pensar um pouco e utilizar alguma imaginação utilizei a técnica da esponja, é uma técnica muito simples que produz um efeito que a meu ver ficou muito giro e inovador. Esta técnica se utiliza somente de esponja comum, cortada do tamanho suficiente para se segurar entre os dedos como na foto ao lado, Pegue a esponja entre os dedos e molhe na tinta de cor desejada, Retire o excesso de tinta numa folha de jornal velho.

 

 

técnica do esponjado

 Aplique a esponja com tinta sobre a superfície, fazendo movimentos circulares. Diluição da tinta também exerce uma influência sobre o resultado final, uma vez que tintas mais ralas suavizam os traços e marcas deixados pela esponja. Mas as cores a aplicar com a esponja tem de ser muito bem escolhida porque depois da aplicação já não da para voltar a traz.

 

 

 

Na sala cozinha, e quartos dos meus filhos apliquei o azul, na casa de banho e quarto que é da kika utilizei o cor-de-rosa, no meu quarto e sala de entrada utilizei o amarelo, no corredor grande pintei uma parede verde, e no corredor pequeno os meus familiares, filhos, irmão, pai, mãe, “marido” e eu colocamos as palmas das mãos para ficar um pouco diferente., não posso negar as divisões das minha residência ficaram muito diferentes e fora do vulgar.

 

a minha sala de estar, quarto dos meus filhos, quarto de hospedes, e sala de entrada

 

 

Apos as paredes secas construí um mural de fotografias, memorias, coloquei fotografias de pessoas que amo, que fazem parte da minha vida, cada imagem representa um momento, uma aprendizagem, uma experiencia representam algo que significa muito para mim, então porque não expor e eu poder observar e recordar a cada minuto do dia.

 

as maos dos meus familiares e uma parte do mural de fotografias que vou construindo

Andava muito entretida, entusiasmada satisfeita pois via meu trabalho reconhecido a minha residência estava a ficar muito acolhedora. Então chegou a altura da escolha de tecidos para eu fazer os cortinados novos para as janelas, a escolha dos tecidos para os naperons novos, já que estava a remodelar a pouco e pouco e com o meu jeito para costura investi também nesse sector.

 

Entretanto no meio desta minha azafama, chegou a alturas das vindimas, ou seja, a colheita da uva madura para produção vinicula.com muito gosto e prazer fui para a vindima, apesar de ser uma trabalho muito cansativo eu sentia-me motivada, pois estava a trabalhar mesmo que fosse por pouco temo, mas sentia-me útil, ganhava o meu próprio dinheiro e desta forma também ajuda o meu “marido” nas despesas mensais.

Nesta altura o meu “marido”, também se encontra de férias e ficava com os filhos, ajudava –me nas lides domesticas, pois valorizava o meu esforço de andar nas vindimas.

Acabada as vindimas, o meu sogro, veio pedir meu auxilio para lhe ir pintar e fazer as limpezas grandes da sua residência, com muito gosto e prazer aceitei, ia ajudar o Homem que em tempos me acolheu, me ajudou quando mais necessitei de apoio, ia pintar e cuidar da casa que outrora acolheu-me, iria ajudar o meu sogro já que a minha divida de gratidão para com o meu sogro e sogra (que infelizmente já não se encontra entre nós), é enorme e eu nunca esqueço que me faz o bem e o mal… Então saía da minha casa todos os dias durante uma semana pra me deslocar até Almeirim e pintar e arrumar a casa do meu sogro.

 

 

 

 

o meu sogro a quem tenho muito que agradeçer

 Quando acabei tudo estava impecável. Não vou negar limpar aquela residência fez-me por diversas vezes soltar as lagrimas de saudades de tempos que foram e não voltam, tempos em que existiam almoços, risadas, lanches, brincadeiras mas principalmente o rosto da minha sogra, o seu sorriso, a sua vos, custou muito, pois relembrei o dia fatídico da sua morte a dor que senti… as saudades que tenho dela, a falta que ela me faz…a alturas da minha vida que dava uma semana da minha vida só para a ter de volta para sem em condenar me ouvir, aconselhar, a alturas da minha vida que precisava do seu amparo…mas sei que não pode ser, mas também sei que ela continua a proteger-me e a cuidar de mim..

 

Apos a pintura e limpeza da residência do meu sogro chegou a altura de pintar a fachada da minha residência. A alguns anos que não é pintada, apenas se tem lavado as paredes e janelas, mas este ano decidi pintar, então primeiro com a máquina de vapor arrancou o máximo de tinta velha, e a seguir apliquei a tinta o que me deu algum trabalho pois uma só vez com tinta não chegou tive de passar algumas vezes. Também pintei as portas e portões de castanho… A meu ver e gosto ficou excelente.