30) ANO 2013
30) ANO 2013

 

 Entrou 2013 o que será que ano tem reservado para mim?

 

 

 

 

Qualquer dia do ano da vida é bom para recomeçar e aprender com erros adquiridos. Agora eu pergunto-me será que eu CARINA ISABEL SEQUEIRA CANIÇO aprendo eu continuarei eu a tentar e tentar que as pessoas não seja, tao egoístas?

 Bem vou vivendo um dia de cada vez a dar toda a minha atenção ao LUCAS, LEO E A LAIS. OS MEUS TESOUROS QUE AMO DE FORMA INCONDICIONAL.

 

Bem no início de Fevereiro o meu “marido” com a ajuda de uns amigos remodelou a minha cozinha, pois os móveis que se encontravam eram bastante antigos bem perto de 50 anos, eram feitos de madeira aparite, ou seja, um derivado da madeira hoje em dia não é o material mais usado na construção de moveis para cozinha derivado a humidades, gorduras etc, mas a 50 anos atrás era o que se usava. Então este ano foi a remodelação total da cozinha, a baixo custo fiquei com uma cozinha nova.

Com móveis novos chegou a altura de o meu “marido”, lixar a mesa e cadeiras pois tem uma cor acastanhada, uma cor que coloquei a uns anos, e com moveis novos pedi-lhe para retirar aquela cor de forma a eu poder pintar com cor igual aos moveis. Desta vez irei utilizar bondex uma tinta de longa duração e tratamento para madeira, existem varias cores em catálogo, mas eu escolhi a cor mogno, pois é uma cor suave e reluzente.

 

 Esta a dar um certo trabalho remodelar a cozinha mas estou satisfeita com o resultado.

 

 

 

 

 

a minha cozinha em remodolação

 

Os eletrodomésticos, nomeadamente o frigorifico, arca frigorifica, maquina de lavar roupa, etc.. já tem uns aninhos de utilização e começaram a ganhar uns pequenos pontos de ferrugem, bem chegou a altura também de eu tratar desse assuntou, com lixa própria para ferro, lixei de forma suave para retirar a ferrugem e apliquei uma camada de tinta branca, própria para o efeito. Bem posso referir que neste momento, tenho a minha cozinha totalmente renovada e muito bonita, esta a meu gosto.

Neste momento e com tanto trabalho nem me dei conta que o tempo decorreu, a pascoa já esta a porta, eu vou vivendo entre a minha casa, lides domesticas, os meus filhos, a minha pequenina, o meu “marido”, a minha vida e a minha rotina.

 

Tenho de referir que o meu “marido”, já me tinha dado provas que mudara para mim e para os filhos, mas desde o nascimento da minha filha parece outra pessoa, esta cada vez mais presente, mudou a sua forma de ser, a sua maneira de estar na vida..e ainda bem,é sinal que valoriza a família que tem.

O lucas cada vez maior esta quase com 13 anos, o leo já tem 11 anos e a lais apenas 9 messes.

Vou entretendo o meu tempo que por muita pena minha é muito, passo muito tempo sozinha, na minha casa, passo muitas horas nos meus pensamentos, pensamentos que apos algum tempo ainda me assombram, pensamentos que vai e vem…e se bem que me conheço será assim por muitos messes se não chegar a anos.

Não são pensamentos de julgar ninguém, não são pensamentos de criticar, são mesmo pensamentos de muita mágoa e muita desilusão. Bem mas deixando este tema la pra traz neste momento posso dize-lo considera-me uma MULHER muito feliz. Apesar de muitos projetos aos quais tinha pensado para mim, sejam cada vez mais difícil de realizar.

 

Bem no início deste ano comecei a testar um pequeno “defeito”, que possuo, roer as unhas, desde que conheço-me por gente, que roo-o as minhas unhas das mãos, praticamente não tinha unhas. Roía tudo ate fazer sangue, durante anos usei vernizes de sabor horrível, colocava pensos das feridas na cabeça dos dedos para evitar roer as unhas, colocava piripiri nas unhas…sei la o que fiz, tudo para não roer as unhas Mas nada resultava.

o estado das minhas unhas durante anos

 

 No início de 2013 pensei para mim: “ já chega de andares sempre a chuchar nos dedos”.. Então a pouco e pouco evitava roer as unhas. E para me espanto resultou, hoje já tenho unhos de gente, como costumo dizer. Já tenho novos hábitos adquiridos, limar as unhas colocar vernizes de múltiplas cores, colocar estrelas, flores. .Não vou negar sinto me vaidosa ao olhar as minhas mãos e perceber que consegui o que durante anos e anos se tornava impossível.

Ao ato de roer as unhas dá-se o nome de onicofagia.

 Este habito esta, ligado a um estado psico-emocional, ansiedade ou stress.

 Roer as unhas traz algumas consequências tais como_

 - Pequenos ferimentos que servem de porta para os vírus;

- Pequenas lesões no estomago derivado as pequenas partículas de unhas que se engole; 

 

 Bem, a onicofagia não é um caso preocupante e se não for estimulado com o tempo desaparece.

 

 

Eu pessoalmente levei muitos anos a roer as unhas mas finalmente atingi um objetivo, ESTABLIZAR EMOCIONALMENTE E PSICOLOGICAMENTE, agora só me resta dar tempo o tempo e ver quanto tempo dura esta pequena conquista.

 

 

 

vários exemplos de ONICOFAGIA

 

 

 

 

 

pela  LEGISLAÇÃO Portugal continental Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março, No dia 31 de março a hora muda ou seja, la vou mais uma vez adiantar meu relógio 60 minutos, todos os anos, duas vezes por ano é oi mesmo procedimento, no inicia do Outono atar-se 1h o relógio, os dias ficam mais pequenos e as noites maiores, no inicio da Primavera adianta-se 1h os dias maiores e as noites mais pequenas.

Não percebi bem o porque desta mudança mas existe decretos –lei que obrigam os portugueses a mudar a hora.

 

Bem, chegou a altura de se matar a minha porca (Ana), la por ser um animal para se comer e o propósito da sua vida para a minha residência, seria esse mesmo a sua matança para nosso sustento familiar, eu batizei-a. Já que eu tinha o trabalho diário de a alimentar e dar agua, limpar o local onde ela se encontrava, ou seja, tirar a cama, lavar com aguia corrente e desinfetar com creolina.

o porquinho ainda bebe

A creolina é utilizada para ajudar a dissolver outros produtos químicos, a creolina possui agentes antibacterianos e desinfetantes. Este produto serve para limpeza de caixotes do lixo, casa de banho, estábulos e fossas sépticas, recomenda-se que quando for para utilidade de limpeza da casa se junte agua, ficara com especto leitoso.

O processo de matar o porco foi muito diferente do processo da época dos meus avos, avaliando a situação:

 

 Os meus avos matavam o porco e colocavam um alguidar para a recolha do sangue, o animal era agarrado nas patas traseiras e suspenso no ar, para abrir e recolher a carne, com o animal suspenso os meus avos retiravam as febras, costeletas, ossos, tripas, as quais a minha avo lavavas de forma manual e deixava em repouso com casca de laranja e limão.O sangue aproveitado era para fazer chouriças e morcelas.

As chouriças e morcelas era o enchido para sustento da família, as chouriças feitas com carne do porco bem partida em pedaços pequenos, ficava no tempero de calada de catalão 48 a 72 horas e as morcelas feitas com carne e sangue, já as farinheiras era feitas com as gorduras, tudo isto curado ao fumeiro, sempre com o calor da calor da lenha.

 

 

antigamente: a lavagem amnual das tripas, recolha do sangue, abertura do animal, e enchidos

 

 

 

 Avaliando para hoje o processo decorreu de forma muito diferente, o porco foi morto em pé já que eu não ia fazer a recolha do sangue, apos a sua morte o animal foi colocado numa mesa para se fazer a chamusca (queimar os pelos), nessa mesa foi feito o processo do desmanche para retirar a carne. No dia a seguir já com as carnes frias fiz o processo do corte, febras, ossos, entrecosto etc, e coloquei na arca frigorífica. Eu pessoalmente não fiz nem morcelas ou chouriços, já que não sei fazer e antes que algo me corre-se mal preferi não o fazer.

sequencia de imagens da matança do porco

 

Contudo esta experiencia em minha residência poderia causar –me graves dissabores, já que crie um suíno em casa, perante a lei Portuguesa, eu estava a a infringir a LEI, já que o animal não estava registado, não tinha as condições sanitárias adequadas nem registado em um veterinário. A legislação portuguesa com o decreto-lei aprovada em 2013, mudou bastante e reprova a criação de animais e a sua morte em casa, para a sua morte terá os proprietários de tratar da deslocação do animal a um matador da região. A camara municipal também terá de ter conhecimento dessa criação e do seu abate, já que eventualmente se houver uma queixa formalizada nos serviços o proprietário terá de pagar uma aveludada coima

 

Esse dia em si, com muito trabalho como já era esperado mas também muito bem passado, entre amigos, familiares, foi um dia bem passado.

Chegou o aniversário do lucas 13 anos, já esta, um pré-adolescente, realizei uma festa como é hábito na minha residência. Voltei a ver a minha residência com amigos da escola dos meus filhos e familiares, da me imenso trabalho realizar uma festa, pois gosto de ter tudo em perfeitas condições e que todos se sintam bem mas o resultado e satisfatório.

 

 

 

o aniversario do lucas

  

Dia da Pascoa logo a seguir mais uma festa para a família, este ano fiz um folar muito diferente, fiz eu um bolo e enfeito com a ajuda dos meus meninos (lucas,leo e isaac). Os ovos levaram um furo para saísse a gema e clara e eles coloriram a gosto e enfeitei o bolo dessa forma. Uma coisa que eles faziam no infantário enquanto pequenos, mas como já não se lembram, porque parece mentira mas já passaram alguns anos, fi-lo novamente um momento que eles adoraram.

 

o bolo decdorrado pelos miudos

 

Já é da minha natureza eu ser teimosa, e quando meto uma situação na cabeça , vou ate ao fim da questão. Desta vez, foi o meu quintal, olhava para as paredes, muros e via tudo sem tinta, sem cuidados primários, dez anos que não era pintado ou cuidado.

Fartei-me.

 Mais uma vez na minha residência a viver tanta gente e ninguém se chega a frente, bem decidi. De um dia para o outro sem disser nada a ninguém, comprei cal (A cal é um produto aglomerante/reagente químico natural, obtido por descarbonatação do calcário, através do seu submetimento a temperaturas elevadas (900º C) em fornos apropriados para o efeito).e comecei mais um desafio que eu mesma impus a mim mesma.

 Caiar e pintar todo o quintal. Fosse paredes, muros, prumos, pocilgas, anexos…não interessava.

 De um dia para o outro comecei, hoje em dia posso dizer que o resultado é satisfatório, pois hoje olho em volta e vejo tudo branquinho e verde agua, foi as cores que escolhi, a casa tem mais vida mais cor, na minha opinião ficou fantástica. A fachada da casa também a pintei antes estava cor amarela esponjada, agora ta branca e verde, ficou bonita.

Próxima etapa os portões por dentro e fora, também necessitam de uma pintura.

 Contudo isto, o tempo foi decorrendo entre os meus afazeres domésticos, filhos, “marido”……

Cheguei a um dia e olhei para traz, afinal, não consegui realizar todos os meus sonhos, mas consegui realizar objetivos. Hoje em dia posso dizer que sou uma Mulher realizada em muita coisa. Já tenho os 30 anos efetuados, dois rapazes uma linda menina, amigos que me apoiam, outros a quem virei ou vira-me as costas, mas isso não significa que não me lembre deles/ as muitas vezes.

Mas a vida é mesmo assim os amigos veem e vão e os que ficam é quem realmente importa…cada pessoa tem o seu feitio. Mas sei com quem contar é o que me interessa.

 Mas uma coisa é certa, por muitos defeitos que eu tenha a determinadas situações que não merecia passar por elas, pois sou um ser Humano e um pouco de consideração não fica mal a ninguém.

 Os anos da lais esta a aproximar-se já se fala muito no assunto pois será o seu primeiro aniversário, logo o entusiasmo já reina na minha residência.

Finalmente chegou o dia de aniversário da minha filha.

 Não vou negar deu-me dois belos de trabalho, pois foi a internet buscar ideias originais para enfeitar o local da festinha, visualizei alguns websites para retirar ideias e encontrei umas ideias…resolvi optar por fazer enfeites com material reciclável.

 Recuperar folhas papéis de propaganda que iriam para o lixo e dei-lhes novas vidas. Recortei os papeis, cartões, jornais locais, em triângulos, cubos, e colei-os a cordel, fiz o género de bandeirola. Uma ideia original que deu outro ar, outra apresentação ao local da festinha.

O bolo do lais, como foi com os irmãos e sendo o seu primeiro bolo, foi adquirido na pastelaria.

 

 

o bolo da lais

Como estava um lindo dia de verão, enchi a piscina para que as crianças pudessem usufruir de uma excelente tarde. Tudo correu pelo melhor, como era esperado, dias muito cansativos, mas de muita satisfação pessoal

 

o cantar dos parabens

. A minha filha já tem um ano completo, esta linda, repleta de saúde, traquina mas muito doce.

 Todos os dias agradeço a DEUS por me recompensar pelo bem que já fiz aos outros, pelo bem que já fiz a muitas pessoas que passaram pela minha vida, onde não vi qualquer tipo de agradecimento, mas DEUS recompensou-me aos dar-me 3 filhos que AMO, e repletos de saúde.

com a chegada do inverno descobri que a minha filha tem uma doença rara em bebes. é alérgica ao calor. ja tinha ouvido falar desse tipo de doença em pessoas da terceira idade, mas não em bebes tão pequenos como a filha, pois os bebes, tem mais tecido gorduroso, que os protege do frio e do calor. bem a doença da minha filha é baseada em manchas vermelhas, bolhas de agua, coceira excessiva em todo o corpo. nao pode estar exposta a qualquer fonte de calor, lareira, ar-condicionado,sol etc...

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)Alergias são reações de hipersensibilidade que se manifestam em nosso corpo quando ele responde negativamente a alguma condição ou ‘corpo estranho’.A urticária é a inflamação da pele de origem alérgica caracterizada pelo aparecimento de lesões tipo pápulas ou bolhas generalizadas e acompanhadas de prurido intenso. As lesões são de tamanho variável, aparecem de forma repentina em surto, podendo afectar qualquer parte do corpo e podendo durar entre minutos, até 24-48 horas.

Pode apresentar-se em surto agudo, limitado no tempo, ou de forma repetitiva e crónica. A urticária é una doença muito comum. O seu nome deriva de urtiga, que lembra as lesões que provoca o contacto com a planta. O angioedema ou edema angioneurótico é a afectação das camadas mais profundas da pele. Nela aparecem lesões tipo pápulas ou inflamações esbranquiçadas.

Tende a afectar zonas da cara como pálpebras, pavilhão auricular, mas também os genitais, as mãos, os tornozelos ou os pés. O angioedema pode aparecer isolado ou acompanhado de urticária.

Bem a minha pequena lais , ficara com este problema de saúde para o resto da vida, como foi explicado pelo especialista da pele (dermatologista), com o passar dos anos vai melhorando, mas não deixa de existir. para a ajudar neste momento a lais toma diariamente, FENISTIL em gotas, CELESTONE e o AERIUS.

bem a minha pequena lais , ficara com este problema de saúde para o resto da vida, como foi explicado pelo especialista da pele (dermatologista), com o passar dos anos vai melhorando, mas não deixa de existir. para a ajudar neste momento a lais toma diariamente, FENISTIL em gotas, CELESTONE e o AERIUS.

um exemplo de como fica a minha filha (alérgia ao calor)

 

 

Bem com tudo isto, mais um ano que esta a chegar ao fim o NATAL e o ANO novo esta dentro de dias.

Este ano, pela primeira vez a minha sobrinha mais nova, que é a filha do meu cunhado Carlos( irmão do meu “marido”), vem passar estas ferias escolares connosco.

Não nego é uma grande alegria para mim ter a pequena na minha residência.

Este ano juntei 23 pessoas a minha mesa . Muito trabalho é certo, mas…valeu a pena… ver a minha família toda reunida, mesa cheia, repleta de iguarias, confecionadas por mim.

Uns dias, e seroes muito felizes para mim.

Bem, fiquei muto admirada no último dia do ano eram mais ou menos 18h recebi uma mensagem num dos meios de comunicação, não nego foi uma surpresa, não esperava por tal lembrança. Mas foi bom, é sempre bom perceber n que os “amigos”, se lembram de nos.

E desta forma encerrei o ano 2013, com um grande sorriso