Essa escola e sistema de ensino fizeram parte da minha vida e com tudo o que implica. Desde essa altura que lá estudei até hoje essa escola que serviu e serve para a educação, formação e construção social de muitos alunos sofreu muitas transformações ao longo dos anos.
o ciclo na minha altura
Quando lá andei só havia um edifício de paredes cremes, onde estava o Conselho Directivo, a papelaria da escola, onde se vendia material escolar para os alunos canetas, lápis, borrachas e pouco, mais e a sala de informática. Um pouco distanciado estava o S.A.S.E, que apesar de ser o Serviço de Acção Social Escola, nessa altura funcionava como enfermaria, para tratar algum ferimento que existisse.
Lembro-me que, nessa altura, cada vez que era necessário o tratamento ou desinfecção de um ferimento as auxiliares tinham de preencher uma ficha que era entregue ao Director da escola, talvez para fazerem o balanço se aquela mini-unidade hospitalar respondia às solicitações ou necessitava de ajustes. Por outro lado, o Gabinete de Serviço Social da escola era o local onde os meus pais entregavam a documentação necessária para tratarem do subsídio escolar e também onde, mais tarde, foram saber se me integrava no escalão A, ou outro. No escalão A tudo era gratuito, os livros, o material escolar, a senha para o almoço, ou a vinheta mensal para o autocarro. No escalão B essas mesmas coisas eram pagas, unicamente, a 50% pelos pais. O bar e o refeitório, uma sala corrida de paredes brancas, com mesas em tampo de madeira e as cadeiras cor-de-laranja, em plástico.
Para os professores, alunos, encarregados de educação e auxiliares de acção educativa, se movimentarem na escola.
Existiam uns corredores, cimentados com pilares redondos, pintados de amarelo e o tecto era em chapas de zinco de cor preto. O resto do pátio era em terra batido. Quando chovia transformava-se num lamaçal, quase impossível de se andar, correr, ou brincar. Existia uns canteiros altos, cobertos de tijolo, cor de tijolo, que serviam de bancos no intervalo das aulas. As salas de aula eram em contraplacado, ou de madeira, pintadas de castanho e os tectos eram em chapas de zinco, fazendo com que de Verão fossem muito quentes e de Inverno muito frias. Hoje essa escola mudou muito. Sofreu transformações para o bem dos alunos. O velho edifício de paredes cremes ainda lá está, mas muito maior. As salas em contraplacado deram lugar a edifícios, onde estão as salas, os corredores cimentados se transformaram em corredores fechados com grandes vidros.
o ciclo hoje em dia
Os canteiros altos, onde me sentava, foram substituídos por mesas e bancos em madeira. Quase todo o pátio em terra batido está hoje coberto de cimento. Foi construído uma quadra de basquetebol e um campo de futebol.
No lugar da sala de informática existe hoje um computador por sala, ou por criança. O velho portão de rede foi substituído por uma porta semi-automática. A velha rede foi retirada e hoje existe um gradeamento, verde, a proteger a escola. Muitas transformações e melhoramentos foram feitas para bem dos estudantes e da sociedade. Estas transformações trouxeram mais confronto aos alunos como não andam a chuva, ou ao sol, nem com os pés na lama. Por outro lado, há mais mecanismos de segurança com a introdução do cartão em que os pais autorizam ou não a saída dos alunos da escola.
Também se criou a patrulha da escola segura, ou seja, agentes da autoridade fazem o patrulhamento das escolas, na minha localidade é feito pela G.N.R que, até chega a ir as escolas dar informação aos alunos e encarregados de educação como se podem proteger. Para mim, como mãe é uma iniciativa muito importante para a segurança dos nossos jovens e para segurança dos pais. Na minha localidade estas patrulhas de segurança escolar abrangem não só as escolas primárias como o ensino preparatório e os infantários, ou seja, percorrem os itinerários onde circulam crianças.
a escola segura
Em simultâneo, a reciclagem do papel do plástico e do cartão passou a ser uma prática nas escolas, começando logo pela colocação de ecopontos e a abodeguem da reciclagem como meio para proteger o meio ambiente, nas matérias escolares.
um panfleto das escolas a incentivar a reciclagem