Criar uma Loja Virtual Grátis
11.1) e.Secúndaria Marquesa da Alorn
11.1) e.Secúndaria Marquesa da Alorn

Como tudo se transforma e modifica, esta escola não foge a excepção.

 

o liceu

Desde que a frequentei até o dia de hoje muito mudou. Em 1994 ou1 995 se bem me lembro as paredes eram de cor cinzenta, com grandes portas de vidro, com salas no rés-do-chão e no primeiro andar onde decorriam as aulas e as escadas eram de cor avermelhada com o corrimão de madeira.

Todos os blocos seguiam este formato, se não me falta a memória, com a excepção do bloco onde estava a papelaria com algum material escolar à venda para os alunos, o refeitório de mesas corridas e cadeiras de plásticos, onde se serviam as refeições, o bar onde estavam 2 ou 3 sofás de cor castanha e comes e bebes a venda para os alunos, as casas de banho para homens e mulheres e a Associação de Estudantes.

 

O bloco à entrada da escola pertencia ao Conselho Executivo. Era onde ficava o SASE, a sala de professores, a secretaria da escola, a sala de informática, os laboratórios e a biblioteca. O exterior era composto por algumas árvores e malmequeres, bancos de cimento espalhados pelo recinto escolar, um campo de futebol exterior e o pavilhão de ginástica. Esse era de cor creme com um portão verde e chão era feito de tacos de madeira e só era permitida a entrada de quem apresentasse as sapatilhas de rasto branco, porque o chão era encerrado.

Também existia uma pequena horta que era cultivada pelos alunos que tinham mau comportamento escolar. A escola era fechada com uma rede e portões verdes.

o liceu com o portao verde

Nessa altura, uma regra de segurança para os alunos era feita pela utilização de uns cartões que os pais assinavam a autorizar de sida dos alunos da escola. No meio dos blocos a travessia era feita por um corredor de pilares redondos e de chapas em zinco para nos proteger do frio ou chuva. Nos dias que correm algumas mudanças foram feitas neste recinto escolar. Os velhos blocos continuam lá, mas de uma cor diferente, agora são todos cremes dão um ar mais jovem à escola.

 Quanto à famosa horta da minha altura estudantil desapareceu e deu lugar a terreno cimentado. No lugar da regra de segurança dos alunos com o uso dos cartões agora a entrada é livre para os alunos, apenas pessoas externas a escola só entram mediante a apresentação do Bilhete de Identidade, ou Cartão do Cidadão.

O que mudou também na escola não foi só as cores, ou o aspecto, muda a possibilidade de ser implantada a disciplina de educação sexual, pois no meu entender é muito importante este tipo de aulas, porque os jovens podem tirar as dúvidas na escola e não andarem a tirar duvidas com os amigos mais velhos, isso às vezes, traz aprendizagens erradas. Também concordo plenamente com a distribuição de preservativos no recinto escolar, é uma forma de combater as doenças sexualmente transmissíveis, ou uma gravidez não planeada.

uma máquina de preservativos

 As disciplinas de desporto e as iniciativas que a escola tem vindo a ter para os alunos praticarem desporto são medidas para se combater a obesidade e a vida sedentária.

 

uma iniciativa ao desporto

O que não vejo mudanças é nos subsídios escolares, os escalões A, B continuam. Os livros e os transportes são pagos pelas autarquias, neste caso, pela Câmara Municipal.

Os pais ou responsáveis pelos nossos jovens estudantes devem ter a consciência de que têm de dar apoio aos filhos e estarem atentos aos problemas escolares. Quanto ao nosso governo cada vez tenta mais estar a par das situações escolares, implantando disciplinas para o bem dos jovens onde possam estar informadas correctamente (aulas de educação sexual) ou na simples alimentação e desta forma tenta também combater a obesidade infantil e juvenil nas nossas escolas. Está neste momento em funcionamento um programa escolar que acho muito importante. Quem recebe o Rendimento de Inserção Social tem de voltar à escola.

 É uma medida do governo para baixar os números do analfabetismo e para potenciar a reinserção social, levando as pessoas a perceber que para terem este complemento económico têm de dar algo em troca. Para adultos também existe cada vez mais formação. Posso referir a iniciativa, NOVAS OPURTUNIDADES onde os adultos podem aumentar o seu nível de escolaridade, vendo valorizados os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida e, em conjunto, tirar uma formação.

 

 

logotipo das Novas Opurtunidades

Por outro lado, gostaria de mencionar os programas de ensino para os seniores. Falo do programa “Navegar na Internet”, onde os idosos do nosso país aprendem a mexer nas novas tecnologias. Na minha opinião, este incentivo para voltar a estudar é muito bom.

 

navegar na internet

Na minha opinião, o nosso Governo está a preparar a legislação para que, a partir do ano 2010, o 12º ano passe a ser obrigatório como escolaridade mínima. Talvez desta forma se combata o abandono escolar e aumente as oportunidades de empregos mais qualificados, aos nossos jovens. Por outro lado, possa a vir trazer mais desinteresse escolar, ou baixo rendimento escolar.

 

um grafico que representa o abandona escolar no nosso País