Desde muito nova conheço hospitais e médicos. Se bem que desde os meus 8 ou 9 anos muito mudou. Nessa época já existia a tecnologia, os hospitais informatizados, não só a nível do nosso país mas também a nível mundial, onde os médicos e pessoal técnico podiam observar as novas informações, base de dados, banco de doadores de órgãos e tecnologias e talvez até ensino quase a tempo real.
um hospital informatizado
Lembro-me que os hospitais tanto de Santarém como da grande Lisboa eram brancas ou cremes, hoje vejo que tem outras cores para dar uma sensação de bem-estar. Jardins bem tratados e com belas sombras e flores. Os aparelhos para uso hospital são muito mais modernos. Existem aparelhos de auxílio médico que salvam uma vida em segundos. Dou o exemplo… Antigamente a reanimação era feita por médicos e o único auxilio era as mãos e a sua sabedoria, que podiam salvar a vida de alguém ate a chegada de um hospital.
reanimção
Hoje em dia existe uma maquina que se da o nome de desfibrilhador que já se pode transportar numa ambulância ou ate já esta ao dispor de quem necessita de a usar. Se bem que em pleno século XXI ainda existem ambulâncias que não tem equipamento nem pessoal especializado para poderem utilizar estes meios em condições adequadas.
as diferenças e uma âmbulancia equipada para uma nao equipada
Os cuidados são outros. Os médicos tornaram-se mais especializados. Talvez por novos métodos de ensino ou por meio da informática que os ajuda a continuarem a estudar enquanto exercem a profissão. A mim pessoalmente faz-me alguma confusão ver como através de um computador um medico pode fazer uma operação sem ter contacto com o paciente, ou seja, o medico num ponto do pais e o paciente no bloco operatório através do internet o medico vê o paciente e da instruções a outro médico para concluir a operação… [a isto dá-se o nome de telemedicina].
um sistema de tele-medicina
Como também com a entrada das novas tecnologias os computadores em redes, desta forma os nossos médicos têm acesso ao nosso processo de forma mais rápida, como também acesso a banco de dados, não só no nosso país como também a muitos hospitais do mundo. O que no meu ver isso pode salvar uma vida.
Quantas vezes, eu já vi na televisão uma família fazer um pedido de ajuda para um problema de saúde e os nossos hospitais do outro lado do mundo conseguirem essa ajuda Antes também se podia ser examinado pelos nossos médicos sem ser preciso fazer o pagamento da consulta, hoje em dia pelos computadores no guiché de ficha sabes logo qual é o pagamento de taxa moderadora e também os pagamentos em falta. Também já exigem o pagamento diário de internamento.
Ora bem no meu ver o nosso governo diz que a saúde é gratuita e é um bem essencial que a nossa população devia receber. Mas por experiencia de vida e pelas notícias que vemos na nossa televisão os preços das taxas moderadoras tanto nos centros de saúde, hospitais distritais, analises, exames de saúde estes preços aumentam dia para dia. O direito que não é cumprido As nossas crianças não pagam, mas pagam os pais as receitas medicas ou vacinas de preço excessivos que no meu entender deveria ser o nosso governo a comparticipar já que estas vacinas por vexes combatem doenças perigosas. Nos nossos idosos este assunto de médicos, receitas, e sistema de saúde piora.
é a revoluçao de Abril que materializa o Serivo Nacinal de Saúde, geral, universal e gratuito, consagrado na Constituiçao de 1976, Artgº64 |
um direito que nao é cumprido
Vejo muitas vezes na nossa televisão ou jornais idosos que não tem dinheiro para pagar os medicamentos, ou taxas moderadoras. Cada vez mais se ouve que fecham centros de saúde nas zonas mais rurais do nosso pais fecham. Mas no meu entender era nessas localidades que o nosso governo devia apostar no sistema de saúde e oferecer mais regalias aos nossos idosos. Mas não é só nestas áreas que isto acontece eu pessoalmente não têm, medico de família a três anos.
Se eu ou a minha família precisar das consultas de vigilância tenho de ir o médico de recurso, mas com limitações, esses medico de recurso no centro de saúde de Almeirim apenas faz as consultas de planeamento familiar e as consultas obrigatórias as crianças. Se o nosso problema de saúde for mais grave tenho de me dirigir ao hospital de Santarém. Isto acontece na minha localidade porque o meu antigo médico foi para a medicina particular derivado a melhores condições.
centro de saúd ede Almeirim
A uns tempos vi uma notícia num jornal “correio da manha” e mais tarde na televisão em que a nossa ministra da saúde DR. Ana Jorge informava a nossa sociedade que as listas de espera hospitalares excedia o prazo limite, ou seja, consultas que deveriam só estar a espera 2 anos chegava a tarem anos. E que iriam ser implantadas novas leis para isso. O nosso governo iriam começar a pagar as consultas no sistema de saúde privado, para desta forma as listas no sistema de saúde” gratuito” começarem a atenuar. Eu na minha opinião como cidadã vi uma reportagem muito interessante. Na t.v.i vi um grupo de idosos a irem a cuba fazer operações as cataratas e mostraram todo o percurso desses idosos e a sua alegria depois da operação.
idoso de sántarem que foram a cuba
Uma operação em que por vezes leva minutos em Portugal estes mesmos idosos estariam anos a espera em cuba não levou 8 dias. Por experiencia própria o nosso governo ou ministra da saúde pôs no nosso mercado a entrada dos genéricos, por ser mais barato dizem eles. Eu pessoalmente não os utilizo, por alguma experiencia própria já tive dissabores com essa medicação, traz muitos sintomas contraditórios.
valor percentual de medicamentos génericos no mercado
Mas quem sabe o nosso país com os seus governantes e ministros não chegam a conclusão que tem de investir mais na área de saúde em Portugal. Noto no nosso país o aumento da medicina alternativa, começa haver uma procura maior por parte da população. Essa medicina como por exemplo, acupunctura, osteopata, tentam resolver os nossos problemas de saúde sem medicação feita em laboratório com químicos. Ou seja tentam retomar velhas medicinas da altura dos nossos antepassados. Eu uso muito aquelas medicinas da minha avó. Por exemplo, as folhas de eucalipto para as fontes nasais entupidas, a areia da mar para a expectoração, o chá com mel para a tosse o azeite quente para cólicas….
uma sequencia de imagens de medicina alternativa
São tratamentos do que a terra e os mantos nos oferecem e no meu entender são muito melhores do que os químicos que compramos na farmácia.